1. Descrição geral

Esta disciplina irá cobrir os fundamentos de comunicações analógico e digital. Será estudado as técnicas de transmissão analógica que inclui modulação em amplitude, modulação angular, e o impacto do ruído em sistemas analógicos. O estudo de sistemas digitais irá compreender aspectos de comunicação em banda-base como taxa de amostragem, de transmissão e de símbolos; codificação de linha e formatação de pulsos: análise espectral de codificações comumente usadas; interferência entre símbolo (ISIS) e critérios de Nyquist para redução de ISI; relação entre taxa de transmissão e largura de banda.

2. Ementa

  1. Espectro e modulação linear
  2. Modulação angular
  3. Ruído em sistemas analógicos
  4. Comunicação digital em banda base

3. Programa

1 - Espectro e Modulação Linear: Classificação de sinais, Série e Transformada de Fourier; Densidade Espectral de Energia e de Potência; Sinais passa-bandas; Modulação em Amplitude e suas variantes (DSB, DSB+C, SSB, VSB, QAM); blocos transmissores e receptores; circuito PLL; práticas.

2 - Modulação Angular: fase e frequência instantâneas; desvio de frequência; modulação em fase e frequência: largura de banda e espectro de modulação tonal; robustez à não-linearidades; métodos de geração direto e indireto (Armstrong); práticas

3 -Ruído em Sistemas Analógicos: definição e propriedades básicas de ruído branco gaussiano; definição de relação sinal-ruído (RSR); expressões para RSR à entrada e saída de demoduladores básicos; comparação de desempenho entre diferentes modulações; práticas.

4- Comunicação Digital em Banda-Base: amostragem, quantização; PCM linear e não-linear; taxas de amostragem, de transmissão e de símbolos; codificação de linha e formatação de pulsos: análise espectral de codificações comumente usadas; interferência entre símbolo (ISIS) e critérios de Nyquist para redução de ISI; relação entre taxa de transmissão e largura de banda; fator de roll-off; práticas

5 -Noções sobre Desempenho de Enlaces de Comunicação Digital: definição de taxa de erro de bit (TEB); cálculo de TEB em enlaces ponto-a-ponto na presença de ruído branco gaussiano e aditivo; função Q; práticas.